Sobreposta no presente

O património cultural e edificado existente na freguesia é constituído pela Igreja Paroquial, Relógio do Sol, Capela de S. Tomé, Nicho da Sr.ª de Fátima, Casa de Loureiro, Casa de Loureiro, Casa de Bacelar, Nerópole da Alagoa, Castelo Roqueiro, Cruzeiro do Sr. da Portela, entre outros.

De interesse turístico, reveste-se também o Monte da Pena e os moinhos de Portuguediz.

Predominantemente Rural tem, como atividades de destaque, a agricultura, a pecuária e a silvicultura. O pequeno comércio está ligado à restauração, minimercados e indústria de suporte à construção civil (carpintarias, móveis e materiais de construção).

Reserva ainda uma grande área destinada a parque industrial onde estão instaladas fábricas que assumem um papel de relevo, principalmente no que respeita ao emprego de jovens que não se dedicam às atividades tradicionais das zonas rurais.

A nível do artesanato destacam-se ainda trabalhos ainda trabalhos de cestaria e madeira.

Para servir os interesses da freguesia e da comunidade local, Sobreposta dispõe de Jardim-de-Infância, Escola do 1º Ciclo, Piscina, Pavilão Gimnodesportivo e um Campo de Futebol.

Possui ainda o Centro Social e Paroquial com valências de Centro de Dia, ATL, Lar de Idosos e Apoio Domiciliário às freguesias limítrofes de Espinho e Pedralva.

A sede da Junta de Freguesia possui uma sala para realização de eventos, salas de reuniões para associações e espaço de internet gratuita.

População residente: 1301 (648 Homens e 653 Mulheres)

População presente: 1226 (593 Homens e 633 Mulheres)
Nucleos familiares: 378
Alojamentos: 449

Dados: INE (Censos 2011)


Area geográfica: 5,07 km² 
Densidade populacional: 256,6 hab/km²

 

PROCESSO HERÁLDICO

 

Brasão de Armas

Escudo verde, monte de ouro movente da ponte, carregado de três bastões de negro postos em faixa e alinhados em pala, encimado por flor-de-lis de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: SOBREPOSTA - BRAGA.


Bandeira

Branca. Cordão e bordas de prata e verde. Haste e lança de ouro.


Selo

Nos termos da lei, com a legenda: Junta de Freguesia de Sobreposta - Braga.


Memória Descritiva e Justificativa dos Símbolos Heráldicos 

Flor-de-Iis: Representa St.ª Maria, padroeira da freguesia.

Monte: Representa a localização geográfica da freguesia e o Monte da Pena, um local de interesse turístico.

Bastões: Simbolizam os vestígios das três ordens de muralhas existentes no Monte da Pena que, no passado, defendiam a povoação, comprovando , assim, o remoto povoamento desta zona.

FESTIVIDADES

Terra de gente devota, cuja fé se manifesta com grande animosidade, dedicada especial devoção a N.ª Sr.ª das Candeias, padroeira da freguesia que tem como seu, o dia 2 de Fevereiro. 


O mês de Julho está reservado às festividades em honra de São Tomé e do santíssimo sacramento. Esta ultima, enriquecida com a elevação de um arco com aproximadamente 20 metros de altura, construído pela comissão de festas. 

A devoção destas gentes estende-se ainda à festa do Bom Jesus dos Milagres celebrado no terceiro domingo de Agosto. Em Sobreposta, também o compasso pascal ganha contornos interessantes, sendo um momento de convívio entre amigos e motivo de reunião familiar. Desde há 25 anos, aproximadamente, a construção do presépio movimentado, no Natal, fica a cargo do grupo dos escuteiros. Este representa as vivências típicas da ruralidade e atrai um grande número de visitantes. Ocupa uma área de 60 a 70 metros quadrados, onde está representado o nascimentos de Jesus e onde é recriada uma aldeia cujos elementos se movimentam e representam as várias atividades profissionais existentes, em tempo, nesta freguesia. 

Realizam-se também, em todos os dias 12 e 13 dos meses de Maio a Outubro um procissão de velas entre a capela de Nossa Sr.ª de Fátima e a Igreja (dia 12) e entre a Igreja e a Capela (dia 13).