Idosos de Sobreposta recebem conselhos da GNR
No âmbito da estreita parceria com a Junta de Freguesia de Sobreposta, o projeto CLDSMaisBraga, projeto n.º 6, coordenado e executado pela Santa Casa da Misericórdia de Braga com a colaboração da GNR – Guarda Nacional Republicana, Comando Territorial de Braga realizou no dia 16 de Outubro, quinta-feira, no salão da Junta, a sessão o ‘Idoso em Segurança’.
Para além dos direitos dos idosos, a ação de sensibilização abordou o tema da nova nota de 10 euros, nomeadamente sobre os aspetos da sua validade e características. A iniciativa contou com a presença da população da freguesia bem como com a participação do Centro Social e Paroquial de Sobreposta.
Esta ação enquadra-se no Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza Infantil e justifica-se pelo facto dos idosos serem um grupo de risco e que se encontram muitas vezes em situações de isolamento social. Informar, elucidar e prevenir os idosos para determinados comportamentos que os possam colocar em risco são alguns objetivos do projeto.
Durante a sessão os agentes da GNR interpelaram os participantes para que estes esclarecessem as suas dúvidas, tendo ainda sido transmitidos alguns testemunhos.
Alexandre Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Sobreposta, explicou que “a Junta deve estar disponível para acolher iniciativas que possam beneficiar a população”, acrescentando que “neste caso, os idosos que participaram nesta iniciativa ficaram mais informados sobre situações complicadas que podem ser evitadas”.
O projeto prossegue e estará, na próxima semana, na União de Freguesias de Cabreiros e S. Julião de Passos, no dia 23 deste mês.